Panorama geral
A polimialgia reumática é um distúrbio inflamatório que causa dor e rigidez em várias partes do corpo. As partes do corpo que costumam ser afetadas são ombros, pescoço, braços, coxas e quadris. Este distúrbio é mais comum em pessoas com mais de 55 anos de idade.
A causa da polimialgia reumática é desconhecida. Entretanto, este problema ocorre nas mulheres com o dobro da frequência do que em homens (Clínica Mayo). Além disso, a polimialgia reumática é mais comum em pessoas com raízes no norte da Europa e na Escandinávia.
Alguns pacientes diagnosticados com polimialgia reumática também são diagnosticados com arterite de células gigantes. Este distúrbio causa inflamação dos vasos sanguíneos no couro cabeludo, pescoço e braços. A arterite de células gigantes pode causar infarto, derrame (AVC) e cegueira súbita.
Sintomas
Dor e rigidez no pescoço e ombros são sinais comuns da polimialgia reumática. A dor e a rigidez começam nessas partes do corpo e, gradualmente, afetam outras áreas. Entre elas, os quadris e coxas.
Os outros sintomas comuns dessa doença inflamatória são:
- fadiga
- anemia (contagem baixa de glóbulos vermelhos)
- perda de apetite
- perda não intencional de peso
- depressão
- febre baixa
- amplitude limitada de movimento
Exames
A polimialgia reumática pode ser semelhante a outras doenças inflamatórias, como lúpus e artrite. Não existe um exame de laboratório específico para diagnosticar esta doença. Entretanto, o médico faz um exame físico e pede vários exames para averiguar inflamação e anormalidades do sangue.
O médico pode mover o pescoço, braços e pernas do paciente para conferir a amplitude de movimento. Ele também poderá pedir um exame de sangue para ver a velocidade de hemossedimentação (sedimentação do sangue). Esse teste mede a inflamação no corpo da pessoa. O médico também verifica anemia, níveis altos de proteína no corpo, leucócitos (glóbulos brancos do sangue) anormais e níveis reduzidos de hemoglobina. (Hemoglobina é uma proteína nos glóbulos vermelhos do sangue que transportam oxigênio para os tecidos do corpo.)
O médico pode pedir um ultrassom para constatar a presença de inflamação nas articulações e tecidos. Este exame usa ondas sonoras para criar imagens do tecido mole nas várias partes do corpo.
Existe uma relação entre polimialgia reumática e arterite de células gigantes. Portanto, o médico pode recomendar um procedimento ambulatorial para remover uma pequena amostra (biópsia) de uma artéria nas têmporas. Essa amostra é enviada para um laboratório para ver se há sinais de inflamação. As biópsias só são necessárias se o médico suspeitar inflamação nos vasos sanguíneos.
Alguns dos sinais de inflamação nos vasos sanguíneos são:
- dor de cabeça persistente
- visão turva
- visão dupla
- couro cabeludo dolorido
- dor no maxilar
Tratamento
Não existe cura para esta doença. Entretanto, existem medicamentos que podem aliviar os sintomas. O médico prescreverá um corticosteroide de dose baixa (como prednisona) para reduzir a inflamação. A dose típica é de 10 a 20 miligramas por dia. Os sintomas geralmente melhoram entre um e três dias após o início do tratamento.
Se o estado do paciente não melhorar, isso significa que a causa da dor e rigidez talvez não seja polimialgia reumática. Neste caso, o médico pedirá outros testes para verificar outros distúrbios reumáticos, como dor no pescoço ou nas costas, osteoartrite e febre reumática.
Embora os corticosteroides sejam eficazes no tratamento desta doença, eles têm efeitos colaterais. O uso de longo prazo de esteroides aumenta o risco de:
- pressão arterial alta
- colesterol elevado
- diabetes (nível alto de açúcar no sangue)
- osteoporose (perda de densidade óssea)
- cataratas (embaçamento no cristalino do olho)
- depressão
Por este motivo, o médico reduz a dose após duas, três ou quatro semanas de tratamento. Para reduzir o risco de efeitos colaterais durante o tratamento com corticosteroide, o médico pode recomendar um suplemento diário de cálcio e vitamina D, além de fisioterapia. A fisioterapia ajuda a melhorar a força e aumenta a amplitude de movimento. Frequentemente receitam-se suplementos se a pessoa toma esteroides por mais de três meses.
O médico deve monitorar a saúde do paciente durante o tratamento. Ele pode pedir exames de sangue periodicamente para verificar os níveis de colesterol e glicemia (açúcar no sangue) e exames anuais da vista, bem como agendar exames periódicos de densitometria óssea. Este exame mede a densidade óssea em partes diferentes do corpo, para averiguar sinais de osteoporose.
Perspectiva
Não existe cura para a polimialgia reumática. Se não for tratada, esta doença inflamatória pode causar deficiências. A pessoa pode se tornar incapaz de fazer tarefas simples sozinha, como tomar banho, vestir-se e pentear o cabelo. Entretanto, esta doença costuma desaparecer após dois a seis anos de tratamento.